Como fazer um roteiro no YouTube

Escrito por

Seja para fazer vlog, game play ou algo mais complicado, um roteiro pode salvar a sua vida na frente da câmara, além de ajudar você a se organizar e passar tudo direitinho para o seu público.

Existem dois tipos de roteiros e servem para qualquer tipo de canal, contanto que você domine o assunto é claro!

Os tipos de roteiro

Tipo 1 – Tópicos

Os tópicos são basicamente um resumo do que você vai falar. Por exemplo, se você for falar do primeiro beijo os tópicos poderiam ser os seguintes:

  • Abertura
  • Pedir para se inscrever no canal e dar like
  • Experiência na escola
  • Experiência com a rapariga (boca aberta)
  • Primeiro beijo no sofá
  • Pedir ao espectador para se inscrever e dizer se gostou
  • Falar das redes-sociais
  • Despedida

 

Basicamente este é o tipo de roteiro onde você vai apenas resumir o que vai falar, para que você não se perca na hora do vídeo. É obrigatório que você domine o assunto dos tópicos para assim não ficar sem ter o que falar na hora.

E também é extremamente importante, principalmente neste tipo de roteiro que você não “encha linguiça” e mude de assunto toda hora, como no caso abaixo:

“Hoje eu vou falar do meu primeiro beijo, foi em uma escola, uma escola muito bonita, queria voltar a estudar lá, foi em São Paulo, abraço para quem mora em São Paulo, acho que provavelmente vou voltar para São Paulo mês que vem porque eu estou com muitas saudades deste lugar tão maneiro.”

No final de tudo você vai estar cansado, os visitantes também e você nem contou a historia. Foque apenas no que tiver escrito nos tópicos.

Tipo 2 – Roteiro transcrito

Esse aqui é um dos mais famosos. Neste você vai literalmente escrever tudo o que você vai falar! Desde a abertura “Eai galera blz?”, até a parte final.

Nesse tipo de roteiro algo muito importante é que você escreva e leia junto, pois assim já vai vendo se quando for gravar vai ficar bom. Outra coisa importante é ter várias fontes sobre o assunto. Se o seu vídeo for por exemplo “Os 5 carros mais rápidos do mundo” então tenha várias fontes de vários sites e pegue quantas informações poder. Lembrando também para não encher língua! Não coloque coisas desnecessárias, porque para o público se desinteressar basta apenas um segundo!

 

roteiro

Maneiras de escrever o roteiro

Uma coisa importante sobre roteiros é que você irá socorrer-se dele durante a gravação, por isso garanta que está compreensível. E quanto mais organizado estiver, menos você se irá perder na hora de gravar.

As pessoas estão começando a não ter paciência de assistir vídeos muito longos, mais de 5 minutos. Apenas os youtubers que já tem um grande público conseguem isso, pois as pessoas se interessam com mais facilidade e tiram uma hora em especial do dia para assistir ao vídeo deste youtuber.

Se você ainda não tem um público grande ou “visitantes fiéis” então recomenda-mos que não faça vídeos maiores do que 5 minutos (faça apenas em casos especiais como tutoriais por exemplo).

 

Explainer-video-head-image1

 

Os 5 primeiros segundos do vídeo

Sabe aqueles anúncios do youtube, onde aparece por vezes um anúncio em vídeo, que tem um botão em que você deve esperar para depois clicar e ver o vídeo?

Sabe por que é apenas 5 segundos? Porque nos primeiros 5 segundos as pessoas decidem se vão assistir ao seu vídeo até o final ou se vão procurar outro melhor! É por isso que é apenas 5 segundos. E é por isso que os primeiros 5 segundos do seu vídeo são os mais importantes!

No seu roteiro, o começo deve ser a parte mais importante! Sem um começo bom não interessa então as pessoas não vão assistir ao restante do vídeo!

Para começar bem o vídeo, escreva no inicio do roteiro algo que chame atenção do público logo de cara e prenda eles com algo que os faça assistirem até o final. Veja um exemplo abaixo, onde as pessoas não vão resistir a saber quais são os carros mais rápidos do mundo.

“Olá pessoal, meu nome é Nathan King e hoje vou mostrar para vocês os 5 carros mais incríveis e velozes do mundo! (…)”

Uma coisa importante também é colocar palavras de impacto no começo, pois isso faz as pessoas se interessarem ainda mais a ver o vídeo até o final, como as palavras seguintes:

  • Incrível
  • Excitante
  • Fascinante
  • Fenomenal
  • Inacreditável
  • Surreal

 

800px-Video_Camera

 

Como gravar o roteiro

Ler o que você escreveu no seu roteiro é algo muito importante, pois assim já tem uma ideia de como será na hora de gravar o vídeo (as palavras que você vai colocar ou não).

Mas tem algo importante. As pessoas prestam atenção em algo de modos diferentes! Existe momentos que é preciso falar mais rápido, e outras que é necessário falar pausadamente.

No tópico acima, você viu que é importante colocar palavras de impacto como: incrível e fascinante.

Só que essas palavras devem ser faladas de um modo animador, alta, e pausadamente, como se tivesse um assento no inicio de todas.

Teste o seu modo de falar: “Hoje vou mostrar um assunto incrível e fascinante para vocês. As 5 maiores e melhores séries de TV da historia”

Tudo conta! A entonação, a velocidade e principalmente as palavras que você esta dizendo! Não seja chato. Seja animado ao ponto das pessoas sentirem a sua energia positiva!

Então ponha em prática estas dicas. Crie os seus roteiros e grave os vídeos com toda a confiança.

Abraço.

2 Comentários to Como fazer um roteiro no YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *