Como Fazer a Otimização para SEO Para os Seus Videos

Escrito por

Você criou um video com um conteúdo de valor e divertido, um roteiro impecável, áudio bom e outros aspetos importantes que irão fazer a pessoa o ver até ao fim. É a 1ª fase e é muito importante. Se a pessoa não assistir até ao fim o Youtube vai considerar que não tem tanta qualidade como outros videos que são vistos até ao fim.

De acordo com Brian Dean, um especialista em tráfego orgânico, a percentagem do video que é visualizado é o principal fator que o Youtube tem em conta para decidir quais videos aparecem nos primeiros lugares nas pesquisas. A retenção é o nº de minutos assistidos a dividir pela duração total do video, que pode depois poderá ver no Analytics na no menu na opção “Tempo de visualização”).

Para ver como fazer videos que prendam a pessoa até ao fim veja estes posts:

 

Vamos agora para a 2ª fase igualmente importante: fazer com que os seus videos sejam mais facilmente encontrados na internet para assim você ter mais views e inscritos.

Perceba que as pessoas não os vão encontrar magicamente (a não que já estejam inscritas no seu canal claro).

Vamos separar a forma de como novas pessoas encontram os seus videos em 2 categorias:

  • Nas pesquisas no Youtube/Google bem nas sugestões no Youtube (tema deste post);
  • Em links noutros sitios da internet de pessoas que recomendam os seus videos como por exemplo em Blogs e Redes Sociais (falado noutros posts).

 

Neste post falamos de como fazer os seus videos aparecerem nas pesquisas no Youtube/Google e nas sugestões no Youtube.
O Youtube é o terceiro maior site da internet e é o segundo maior buscador da internet. Fazendo um bom trabalho de SEO os seus videos aparecerão nas primeiras posições das pesquisas e dos videos relacionados. Poderão também aparecer nas pesquisas normais do Google.

 

Veja de seguida o que deve ter em conta.

 

A palavra-chave do assunto do video

Seja num canal de games, maquiagem, turismo, futebol, animes, séries ou filmes… não importa, todos os videos (que queira que sejam rankeados) se devem focar numa palavra-chave (keyword).

 

É muito importante que cada video esteja associado a uma keyword.

 

Para saber as palavras-chave mais procuradas pode usar várias técnicas e ferramentas:

  • Ver as palavras-chave que aparecem no Youtube Suggest (as sugestões que aparecem quando começa a escrever na caixa de pesquisa);
  • Google Trends – nota: não dá o volume de pesquisas mas apenas as tendências em percentagem;
  • Google Keyword Tool – nota: ter em conta que os volumes de pesquisa no Google e Youtube podem ser diferentes (esta ferramenta foi feita para volumes de pesquisa no Google);
  • YT Cockpit ou Keyword Tool IO – dá os volumes de pesquisas mais exatos para Youtube;
  • Ver as palavras-chave que os canais parecidos com o seu utilizam;
  • Estatísticas no Analytics na no menu na opção “Origens de trágego” – veja as keywords que originaram mais visitas para os seus videos e faça novos específicos para essas keywords caso ainda não tenha feito.

 

A importância do titulo para a otimização SEO

O seu titulo deve incluir a palavra-chave uma vez.

Mas o titulo deve também ser apelativo para melhorar o CTR (a taxa de cliques).

Se o titulo for apelativo as pessoas podem escolher o seu video para ver independentemente de aparecer ou não na 1ª posição (nas pesquisas ou videos relacionados), e assim se tiver qualidade o Youtube começará a considerar o seu video melhor e poderá passá-lo para 1º lugar.

Algumas dicas para fazer um título bom:

  • O título deve ser curto para que não haja o risco dele ser cortado. Mantenha o título na faixa de 40 a 55 caracteres no máximo.
  • Não faça títulos muito genéricos.
  • O conteúdo do video deve estar relacionado ao título.

 

Além do titulo a miniatura também deve ser atrativa ao clique, assim como os primeiros 125 caracteres da descrição, pois também aparecem nas pesquisas.

 

Os titulos e miniaturas (e o inicio da descrição) é o decisivo para as pessoas escolherem o seu video.

 

Descrição

Para a otimização SEO deve ter em conta também a descrição e as tags.

Faça descrições com cerca de 200 caracteres. Isso irá ajudar o Youtube a compreender melhor do que fala o seu video o que ajudará a rankear mais rapidamente (se tiver qualidade claro!).

 

Tags

Escolha as keywords mais relacionadas com o seu video além da principal. Não escolha muitas. Mais de 5 não é recomendado.

O mais importante é que sejam as keywords mais relacionadas. Tal como o titulo e a descrição, é mais uma forma de o Youtube perceber o assunto do seu video.

 

Deve preencher corretamente a descrição e as tags para ajudar o Youtube a perceber o asunto do seu video.

 

Esperamos que este post tenha ajudado a você compreender como se rankeiam videos. Para entrar mais em detalhe nas técnicas sugerimos o excelente guia de Bian Dean: Video SEO: The Definitive Guide.

 

Caso tenha alguma dúvida deixe abaixo nos comentários. Vai ser um prazer responder.

E se gostou partilhe nas Redes Sociais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *