Networks do Youtube: Qual Network Escolher Para o Seu Canal?

Escrito por

Se você tem um canal no youtube então já deve ter ouvido falar em Networks.

As Networks são empresas que prestam serviços de forma terceirizada no youtube. Elas fazem parcerias com determinados canais e buscam organizá-los e aumentar a audiência, além de auxiliar o criador de conteúdo a oferecer matérias para usar em seus vídeos.

Entretanto é bem importante escolher uma Network boa, já que algumas aparecem e fazem parcerias com os canais apenas para pegar metade do que ele ganha com o Youtube!

Atualmente, passam de 200 networks no Youtube, por isso fizemos uma pequena lista de algumas networks para você fazer uma parceria incrível.

 

Machinima

 

 

Esta network é conhecida como “A Network dos Games”. Na verdade, ela não é só de games, pois qualquer canal se pode afiliar a ela. Mas o grande foco da empresa são canais de games. A Machinima foi a primeira empresa que teve impacto no Brasil como uma network, oferecendo ajuda para os canais de games e fechando contratos com empresas de jogos e youtubers.

Antigamente o Machinima tinha contratos de duração muito grande (as vezes o contrato era vitalício). Entretanto isso ficou para traz. Esse modelo não funcionou no Brasil, já que a empresa ficava com prejuízo pelo mercado brasileiro ser muito diferente do americano. A Machinima tem suporte em português para atender os parceiros.

 

Fullscreen

 

 

Ela é uma network de entretenimento em geral e foi fundada pelo criador do programa de parceria do próprio Youtube. Quando veio para o Brasil não fez muito sucesso e ela também não tem suporte em português, mas conta com canais gigantes como Galo Frito e Alta Cúpula.

A Fullscreen conta com mais de 9 mil canais associados e é a terceira maior no mundo. O seu diferencial é ter um foco maior em tecnologia oferecendo para os seus parceiros informações detalhadas sobre tudo do seu canal, as vezes até melhor do que o do próprio Youtube.

 

Tastemade

 

 

Essa é primeira network focada exclusivamente em canais de culinária do Youtube. A Tastemade, diferente das outras networks que tem milhares de canais associados, procura manter o número pequeno pois foca em manter um contato direto com todos os canais para eles se desenvolverem.

Algumas vezes, os canais de culinária brasileiros são convidados a ir para outros países gravar com canais estrangeiros, e ainda são pagos por isso.

Entretanto muitas networks, inclusive a Tastemade, preferem trabalhar com canais menores, por isso quando alguns canais chegam em proporções gigantescas fica meio difícil ela continuar trabalhando com a mesma empresa.

 

Maker Studio

 

 

A Maker Studio é a maior network do mundo agregando milhares de canais desde 2009. Esta network sempre se destacou por sempre trazer mais inovações para seus parceiros. A Maker Studio foi adquirida pela Disney.

Ela é uma network que trabalha com diversos tipos de nichos. Ela oferece assistência em português, oferece varias ferramentas para os seus parceiros, e além disso o suporte é bem rápido e ágil.

Foi criada no Brasil a Paramaker Studios, que foi uma afiliação à Maker Studios que o Felipe Neto criador do canal Parafernalha fez para dar mais foco aos canais brasileiros e oferecer suporte mais direto ao associado.

Entretanto em 2015 a Paramaker foi vendida para uma multinacional francesa chamada Webedia. Por isso se você já tinha visto e pensado em se associar à Paramaker pense bem, pois muitos estão desistindo da parceria já que praticamente a Paramaker não é mais brasileira.

 

Como escolher a ideal para si?

 

 

A resposta a essa pergunta vai depender muito do nicho do seu canal. Tente escolher uma que foque no seu nicho, que esteja no seu país, que tenha boa avaliação das pessoas quanto à network e o contrato da network.

É muito importante ler o contrato inteiro porque lá pode estar a falar do prazo do contrato, quanto você vai ganhar, que direitos você tem e que direitos a network tem.

 
 

Bons ganhos para si.

Abraço

 

1 Comentário to Networks do Youtube: Qual Network Escolher Para o Seu Canal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *