Links externos – Como criar da melhor forma

Escrito por

Existem muitas situações em que é necessário redirecionar os visitantes para fora do Youtube. Por exemplo para uma página de vendas de um produto que esteja a divulgar ou para saber mais informações sobre qualquer coisa. Enfim você saberá o motivo, deve-se aos links externos.

A questão agora é de como fazer isso. Iremos ver neste posts como criar links externos no Youtube.

Opção 1 – Colocar na descrição

Na descrição obviamente você vai colocar todas as informações adicionais e referências que o visitante precisa de saber e também relembrar as suas redes sociais.

Você pode colocar os links na descrição. Mas apesar das pessoas olharem para descrição, por incrível que pareça, dificilmente elas clicam nesses links (até porque não aparecem de uma forma muito destacada – veja no exemplo abaixo). Então coloque os links através de outras formas que vamos falar de seguida.

 

Links externos

Repare em como os links não ficam muito destacados e ficam em formato de URL. Não é de estranhar que as pessoas muitas vezes não os vejam.

 

Opção 2 – Funcionalidade de Anotações

Uma funcionalidade que o Youtube tem à muito tempo é a de poder criar anotações nos vídeos com links. Repare na 2ª imagem em como agora o nosso link já ficou mais destacado.

 

aviso-notas-nao-em-mobile

Nota: Aparece uma barra amarela a avisar que as anotações não aparecem nos dispositivos móveis (use os “Cartões”)

 

criar-notas-youtube

Podemos pôr o link onde quiser-mos no vídeo e com as cores que pretender-mos. O link não pode ser diretamente para o site canva.com por isso temos de direcionar o visitante para um post do nosso site, e a partir daí para o site canva.com

 

Só um pormenor. À data em que foi feito este post as anotações não aparecem em dispositivos móveis. Para isso use a funcionalidade chamada “Cartões”.

 

Opção 3 – Funcionalidade de Cartões

Existem cartões de vários tipos. Os cartões acabam por ser uma evolução das notas com mais funcionalidades. Até dá para fazer sondagens por exemplo.

 

funcionalidade-cartoes-no-youtube

 

Opção 4 – Ecrã final

Recentemente o Youtube tem uma nova funcionalidade chamada “Ecrã final”, que é diferente das anotações/cartões pois os elementos aparecem apenas no final do vídeo.

Em vez de serem sugeridos vídeos do seu canal ou de outros sem você controlar quais são, você poderá escolher o que aparece no final.

 

1- Clique em "Ecrã final"

1- Clique em “Ecrã final”

 

2 - Escolha um modelo (depois pode personalizar)

2 – Escolha um modelo (depois pode personalizar)

 

3 - Aparecem os elementos que contém o modelo e agora é só personalizar

3 – Aparecem os elementos que contém o modelo e agora é só personalizar (se quiser pode sempre acrescentar mais coisas no botão azul “Adicionar elemento”)

 

4 - O ecrã final fica como quisermos

4 – O ecrã final fica como quisermos e na posição que quisermos

 

Com estas quatro formas já pode redirecionar o seu visitante para onde for conveniente. Ponha em prática e vai ver como é fácil.

Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *