Como criar vídeos que viralizem

Escrito por

No post sobre como criar vídeos com potencial viral falamos de de uma maneira introdutória sobre como criar vídeos que possam viralizar.

Mas agora vamos começar mais a fundo explicando o que está por trás do que foi falado. Para isso vamos falar do livro de referência sobre conteúdos virais “Contágio” de Jonah Berger. Falamos também de um especialista do assunto brasileiro chamado Tiago Fonseca autor do Canal Boom.

 

Abaixo estão os 6 princípios descobertos Jonah Berger. Não são necessários todos mas quanto mais melhor. De notar que no caso de conteúdo (exemplo vídeos) e não simplesmente uma marca é obrigatório o principio da Emoção e tem de haver conexão (pontos em comum) e ser algo novo (novidade).

 
 
 

1 – Social currency

As pessoas no geral gostam de partilhar conteúdos (ou novidades, notícias, etc.) não só por uma questão de ajudar os outros mas também para parecermos mais inteligentes e interessantes, mostrando o status social.

Exemplo: quando vamos a um restaurante caro temos a tendência de publicar um foto nas redes sociais para mostrarmos que estivemos num sítio que nem todas as pessoas podem ir.

 
 

2 – Triggers

Triggers são gatilhos do nosso dia-a-dia. Por exemplo tomar café é uma coisa que fazemos. E como neste caso é um coisa que fazemos frequentemente, se conseguirmos associar a nossa marca a esse gatilho, as pessoas passam a recordar-se da nossa marca cada vez que tomam café. Fazer essa associação não é muito difícil pois o nosso cérebro trabalha por associação. Veja o exemplo seguinte.

Exemplo:
Numa publicidade da KitKat o chocolate aparecia sempre ao lado do café. Como isso as pessoas começaram a lembrar-se do KitKat cada vez que tomavam café.

 
 

3 – Emotion (obrigatório)

Para um conteúdo viralizar deve provocar emoções nas pessoas. Não se esqueça que tem de haver também conexão (pontos em comum) e ser algo novo (novidade).

As emoções que mais viralizam são (ver entrevista de Tiago Fonseca):

  • Alegria (fazer rir)
  • Raiva
  • Medo
  • Nojo
  • Tristeza
  • Surpresa

Exemplos: veja alguns exemplos no post https://viverdeblog.com/contagious

 
 

4 – Public

Este principio funciona mais para produtos. A ideia é que quando as pessoas usem um produto seu a marca ficar visível publicamente.

Exemplo: quando alguém está utilizado um computador Apple você vê o logotipo maçã na parte de trás.

 

5 – Pratical value

As pessoas gostam de ajudar as outras. Tem uma pulsão para isso. Se você fizer um conteúdo extremamente útil as pessoas irão compartilhá-lo (desde que nunca tenham visto algo igual claro).

 
 

6 – Stories

As histórias fazem as pessoas se conectarem muito e partilharem. As pessoas gostam de compartilhar histórias. Por exemplo se tiver a fazer um conteúdo tente ver se tem alguma história que tenha a ver com o conteúdo que se possa encaixar.

 
 

Para finalizar recomendamos o trabalho neste assunto de Tiago Fonseca.

Veja uma entrevista dele sobre o assunto:


 
 
 

Abraço,

Paulo

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *