Como Ter Mais Tempo Para Si Contratando Freelancers

Escrito por

Se você é novo no youtube, tudo bem, ainda está fazendo crescer o seu canal. Mas quando consegue fazer isso, chega uma hora que se cansa de ficar editando os vídeos (ou outras tarefas repetitivas que pode delegar).

 
 

O Motivo

Com certeza essa é a parte mais chata de ter um canal. Editar os vídeos!

Isso porque é a parte técnica do canal, o que acaba matando a parte criativa, fazendo até que você perca algumas ideias que seriam incríveis. O ideal é que se foque apenas na criação dos assuntos, fazer a narração do vídeo, responder e divulgar o canal.

Para isso pode contratar um freelancer.

Freelancer é um profissional autonomo. Ele trabalha para ele mesmo. A vantagem de contratar um freelancer é com certeza o preço e a flexibilidade.

Neste tutorial vamos lhe ensinar a contratar um freelancer.

 
 

Faça a Proposta

Primeiro de tudo, você precisa publicar sua proposta. Mas onde?

Existem vários sites:

 

Depois de escolher um (ou todos se você quiser analisar preços), faça sua proposta. Nela você deve especificar desde já, tudo que quer que seja feito e do jeito que quer.

“ Preciso de um editor de vídeos. Interessados é só entrar em contato. ”

 

Essa proposta está muito vazia! Sem quase informação nenhuma. É claro que você pode ter uma longa conversa com o freelancer depois de escolhe-lo, mas recomendamos colocar tudo na proposta.

“ Procuro editor de vídeo para o meu canal do Youtube.
Estou começando agora no youtube, por isso gostaria de proposta para vídeos simples, escolherei a melhor proposta.
Será 1 vídeo por semana de 10 minutos. Não é vlog, eu mandarei a narração do vídeo e o editor fara uma montagem com vídeos e imagens, um vídeo de curiosidades.
O vídeo deve ser feito em 720p, e quando tiver concluído e fazer o upload, colocá-lo em “Não listado”, eu mesmo farei as edições do título, descrição, tags e da thumb.
O pagamento será mensal. “

 

Esse texto é muito melhor do que o primeiro por incluir todas as informações que possivelmente o freelancer perguntaria.

Entretanto ainda não acabou. Colocar as informações do que você quer, foi apenas para filtrar pessoas não interessantes. Mas com certeza se você colocasse o primeiro exemplo iria receber 10x mais respostas de pessoas não interessantes para o projeto.

 
 

Recebendo e Filtrando as Propostas

Agora já enviou a sua proposta de um prazo de uma semana para dar oportunidade de todos os freelancers verem seu pedido.

Depois disso você vai filtrar aqueles que gostar e apagar os que você ao gostar, e depois irá conversar com eles.

Pergunte sobre trabalhos que já tenham feitos, e no final escolha o que mais lhe agradar e concordar com suas condições é claro.

 
 

Peça por Testes

Quando tiver filtrado os freelancers que você mais gostar, peça para eles testes de edição.

Pode pedir um trabalho já feito para analisar como dissemos. Mas se você preferir, peça uma edição para o seu canal. Mande um vídeo que você gravou e peça para ele editar de 1 a 2 minutos no estilo dele.

Assim você escolherá o melhor freelancer para o seu canal.

 
 

O Pagamento

Geralmente os freelancers gostam de receber o pagamento dos seus trabalhos diretamente no site. E é isso o recomendado por questões de segurança para ele (e para si). Mas após vários trabalhos juntos pode propor fazer o pagamento direto na conta bancaria ou na sua conta do Paypal.

 
 

Trabalhando em Equipe

Agora que você já escolheu o seu freelancer para editar os vídeos do seu canal está a hora de trabalhar em equipe.

Se você já tiver logos, intros, os packs de edição do seu canal, envie para ele, ou você pode aproveitar que está trabalhando com um profissional e pagá-lo para fazer novas logos e intros caso lhe interesse.

 

 

Depois de enviar seus packs, escolha o local de trabalho, que será onde vocês irão compartilhar os arquivos dos vídeos. Onde você ira mandar para ele a narração do vídeo e onde ele vai receber para editar.

Pode ser por e-mail, ou pode ser em serviço de nuvem como o Google Drive ou Dropbox. Onde fica muito fácil pois você pode criar uma pasta compartilhada com ele e colocar todos os arquivos lá e ele recebe automaticamente todos os arquivos que você enviar.

 
 
 

Continue fazendo testes. Pode ser que com o primeiro freelancer o trabalho não lhe agrade tanto. Então faça uma nova proposta e teste com outro, até que você ache um que você queira colaborar fixamente com ele.

 
 

Abraço,

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *