Celular – Saiba como o usar para filmar

Escrito por

Muitas pessoas já têm câmaras digitais, mas outras não. Mas provavelmente você deve ter um celular. Se pretende usar o Smartphone ou Tablet para gravar os vídeos veja esta post.

Você sabe que é possível tirar fotos com boa qualidade. Mas e quanto a gravar vídeos? Acha que é possível fazer isso? Sim, é possível!! Para ter um ideia um norte-americano criou um filme inteiro com um ÚNICO Smartphone! O nome do filme é Tangerine.

Para gravar um vídeo de qualidade, você não precisa de uma câmara de 1 bilião de pixels Full HD com Multi Core etc… Basta ter alguns cuidados básicos, que falamos de seguida.

Dicas para o  Celular

 

celular para youtube

 

Luz

Procure um ambiente muito bem iluminado, que pode ser do lado de uma janela onde a luz venha direta para o seu rosto ou então uma mini softbox, e terá uma iluminação improvisada. De notar que mesmo que não consiga uma iluminação muito boa, depois pode melhorar na edição.

 

Áudio

A captação de áudio do Smartphone nem sempre é boa pelo fato dele capturar muitos ruídos, sendo que tal é muito difícil de contornar na edição.

Mas uma simples técnica pode fazer você capturar um áudio incrivelmente bom. Basta colocar um fone de ouvido, baixar um aplicativo chamado “Recforge Lite”, e então gravar o vídeo com a câmara normal e gravar o áudio com o aplicativo e o fone. Assim terá um áudio profissional para o seu vídeo.

 

Enquadramento

É muito importante que os vídeos estejam bem enquadrados. Dois aspetos importantes são a posição do Smartphone e o cenário.

Relativamente à posição não coloque o vídeo na vertical mas sim na horizontal. Além de não agradar à maioria das pessoas, eles ficam com uma faixa preta nas laterais. Existe também a vantagem de poder colocar mais objetos que retratam o assunto do qual você vai falar, sendo que isso pode ser benéfico porque dependendo das cores as pessoas vão prestar mais atenção em você.

Quanto ao cenário coloque coisas relacionadas com o assunto sobre o qual vai falar, sendo que as cores devem ser claras para que a iluminação fique boa.

 

Edição

Quanto à edição existe a possibilidade de o fazer no Smartphone ou então no computador.

Existe um aplicativo chamado KineMaster onde pode melhorar o brilho e o contraste, que são ajustes práticos e simples que podem melhorar muito o seu vídeo. Pode também inserir efeitos e ajustar a estabilidade do vídeo, entre outras possibilidades. Existem outros como o WeVideo e o Magisto.

Mas a maneira mais produtiva é editar no computador, porque por exemplo quando precisar de uma imagem personalizada basta abrir o programa de edição de imagem. Os softwares mais usados são:

  • Windows Live Movie Maker (gratuito, que vem instalado no Windows) – Possui as funcionalidades básicas.
  • Camtasia (pago, podendo testar durante 30 dias) – Possui funcionalidades mais avançadas.

Então, vai começar a filmar já hoje?

Abraço.

2 Comentários to Celular – Saiba como o usar para filmar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *