Aumentar o número de inscritos – YouTube

Escrito por

Pré-requisito – Está preparado receber visitas com técnicas para aumentar os inscritos?

O primeiro passo é verificar se você já tem o Canal bem preparado para ter uma grande quantidade de seguidores:

  1. O seu público-alvo está bem definido?
  2. O planeamento dos temas para alguns meses já foi feito?
  3. Já tem um número razoável de vídeos?
  4. Os vídeos têm uma qualidade aceitável. E fazem com que o visitante tenha vontade de os ver até ao final?
  5. O título e a capa estão atrativos?
  6. Já tem uma Fanpage para nas principais Redes Sociais?

Responder a estas perguntas dirão-lhe se está realmente preparado ou não para receber tráfego em grande quantidade. De nada vale ter pessoas a aceder e a inscrever-se no seu Canal se não tem conteúdo de qualidade definido e programado para elas. Relativamente à presença em outras Redes Sociais é importante para potencializar a divulgação, ou seja, para que quem gostar do seu Canal o partilhe com os seus amigos, e assim você tirar o máximo partido da atividade do seu novo inscrito nas Redes Sociais.

Estando preparado para receber visitas então aumentar o tráfego é a palavra de ordem. As ações a tomar são tanto ao nível do Canal como fora dele. Tenha em mente e ponha em prática as seguintes recomendações e técnicas.

aumentar inscritos

1. Responder os comentários

Se realmente quer um maior número de inscritos, a interação com os visitantes é fundamental. Só visualizar os comentários não é suficiente: converse com eles, interaja e responda. Além disso, tire as suas principais dúvidas e é claro, aceite as críticas caso elas venham a surgir.

Isto é importante porque se você não interage com o seu público não irá compreender as suas necessidades e os seus gostos, para que mais tarde faça vídeos sobre esses assuntos. Além disso os visitantes vão ter mais propensão a inscrever-se no seu Canal e vão segui-lo com mais atenção (lembre-se de que muitos daqueles que comentam os seus vídeos ainda não são seus fãs).

 

2. Peça por novas inscrições tanto no início como no final do vídeo

Muitas vezes o vídeo não é assistido até ao final e então o visitante não chega a ver o botão de subscrição. Sendo assim peça que se inscrevam também no início. Faça um teste durante alguns dias e veja se existiu uma melhoria na percentagem de pessoas que se inscreveram no seu Canal.

 

3. Optimização SEO

Os visitantes podem chegar aos seus vídeos de várias formas, uma delas é quando pesquisam no Youtube e eles aparecem nos resultados. Mas para que aparecerem nas primeiras posições é necessário seguir algumas regras e boas práticas de SEO (Search Engine Optimization).

O Titulo, Descrição, Tags, Thumbnail e no Nome do Ficheiro devem estar preenchidos. Existem mais técnicas mas estas são fundamentais. Veja um exemplo para um vídeo sobre Minecraft:

  1. TÍTULO: “Minecraft: Como ser o melhor jogador”
  2. DESCRIÇÃO: “Minecraft é um jogo de estratégia, onde o objetivo é fazer construções usando blocos. No Minecraft você tem várias ferramentas para lhe ajudar a conquistar medalhas.”
  3. TAGS: “minecraft, como jogar minecraft, extrair minérios no minecraft”
  4. THUMBNAIL: “Minecraft.png”
  5. NOME DO FICHEIRO: “Ganhar no minecraft.mp4”

 

4. Comentar em outros vídeos

Fazer comentários noutros Canais é também uma forma de divulgação, desde que sejam inteligentes.

Faça-os em Canais que têm uma boa audiência. E tente comentar o mais cedo possível, o que fará com que ele (e o seu perfil) sejam mais vistos. Caso o visitante ache o seu Canal interessante irá-se inscrever.

redes-sociais

5. Comentar em Blogs, Fóruns, Grupos do Facebook, Twitter, etc.

Você não tem de ficar limitado a outros vídeos apenas. Deve utilizar a Internet como um todo na estratégia de divulgação. Assim, faça comentários noutros sítios da Internet. Tenha em atenção que nem sempre deve deixar link para o seu Canal pois pode deixar a impressão de estar “com pressa” de o divulgar.

Quando for divulgar o link acrescente “?sub_confirmation=1”. Com esse código no final do endereço um botão de pedido de inscrição irá surgir pedindo para que as pessoas se inscrevam antes de continuarem a navegação.

 

6. Fazer parcerias com outros Canais

Uma boa técnica para o seu Canal começar a ficar conhecido é fazer parcerias com outros que complementem o seu, em que você divulga vídeos de outro Canal no seu (e vice-versa), e assim os subcritores do outro Canal poderão passar a ser também subscritores do seu.

Pesquise esses Canais e entre em contacto com os autores. Muitos não irão aceitar mas alguns irão aceitar.

 

7. Criar um Blog

Você não tem de estar limitado a publicar os seus conteúdos apenas num formato e numa plataforma. Criar um Blog será um grande apoio para o seu Canal. Ao criá-lo irá conseguir atrair mais pessoas para os mesmos pois serão encontrados em mais locais na Internet, como por exemplo nas pesquisas normais do Google.

Além disso estar dependente de uma plataforma para publicar os seus conteúdos não é recomendado, pois o Youtube um dia pode acabar ou mudar as suas regras de publicação. No seu Blog terá total controle porque ele está num servidor seu.

 

8. Estar atento(a) a ideias para vídeos virais

Como ganhar mais inscritos no Youtube com vídeos virais é um assunto complexo. Mas existem 4 princípios que, quando combinados, podem originar vídeos virais. É claro que não é fácil conseguir isso, mas poderá bastar um para alavancar o seu Canal. Então é bom estar preparado para identificar essas oportunidades. Esses principios são:

  • Ser verdadeiro e gerar conexão com a audiência (gerar uma emoção, ser espontâneo, ser imperfeito e ser humano);

  • Não perder tempo (não perder muito tempo a explicar o que vai ser o vídeo, simplesmente fazer o vídeo);

  • Ser inesquecível (fazer algo que nunca foi feito antes e que seja extraordinário);

  • Tudo se trata de humanidade (alegria e entusiasmo, as emoções são contagiosas).

keywords

9. Ajudar os autores de outros Canais e Blogs com os seus conhecimentos

Se cria vídeos é porque certamente tem conhecimentos sobre algum assunto. Sendo assim, ajude autores de outros Canais e Blogs contribuindo com dicas ou detectando erros. Assim você ficará mais reconhecido e esse autor poderá divulgar o seu Canal ou deixar um link.

 

10. Contactar as pessoas que menciona

Se mencionou alguém no seu vídeo deixe isso indicado na descrição.

Além disso entre em contacto com ela indicando o assunto de que falou e porque a mencionou. Nesse mesmo e-mail agradeça também pelo conteúdo ou site que ela possui, e peça gentilmente para partilhar o vídeo com a sua audiência caso ache interessante.

Com isto pessoas influentes irão ficar a conhecer o seu trabalho. Além disso algumas irão partilhar o seu Canal com a respectiva audiência ou deixar um link.

 

11. Pedir opinião a pessoas influentes

Se criou um Canal à pouco tempo contactar diretamente pessoas influentes pode ser uma excelente forma de o divulgar. Envie um e-mail pedindo a opinião como especialista no assunto, referindo que está a criar um Canal e está a recolher opiniões. Apesar delas serem muito ocupadas não se importarão de abdicar de alguns minutos para dar uma opinião. Com isto terá opiniões valiosas de grandes especialistas e poderá ainda ter o seu Canal difundido (essas pessoas são muito ativas nas Redes Sociais e têm muitos seguidores).

Se já tem mais tempo de existência pode perguntar se querem contribuir com ideias de novos vídeos ou com ideias para melhorar outros que já tenha.

 

 

12. Perguntar a pessoas se querem fazer vídeos para si

Você pode contactar pessoas que não tenham um Canal e questionar se querem fazer um vídeo para o seu. Assim, além de conseguir um conteúdo interessante, existirá a possibilidade delas o partilharem nas Redes Sociais.

palestra

13. Ser autor convidado noutros Canais ou Blogs

O objetivo desta técnica é que pessoas que visitam outros Canais conheçam o seu através de vídeos que pede para publicar nesses Canais. Poderá fazer o seguinte:

  • Fazer uma lista de Canais ou Blogs relacionados em que acha que podia contribuir com um conteúdo útil. Pode fazer essa lista pesquisando nos motores de busca pelas tags do seu vídeo. Quanto mais seguidores tiverem melhor.

  • Entrar em contacto com os autores apresentando-se e indicando que gostaria de contribuir com um vídeo útil.

  • Fazer o vídeo.

  • Compartilhá-lo com os seus seguidores quando ele for publicado no outro Post/Canal.

  • Agradecer a oportunidade dada (isso poderá abrir uma porta para futuras parcerias).

 

14. Fazer uma entrevista

Um tipo de conteúdo que pode ajudar na divulgação são as entrevistas. Ao fazer entrevistas a pessoas que dominem um determinado assunto (não é necessário que tenham um Canal ou site) conseguirá várias coisas ao mesmo tempo:

  • Enriquece o seu Canal com conteúdos de qualidade – se quem está a falar consigo domina um determinado assunto e você faz as perguntas certas então o resultado é conteúdo com qualidade;

  • Aumenta a sua credibilidade – quando alguém importante lhe concede uma entrevista está a passar um voto de confiança em si, pois o seu nome fica associado a si. Se você faz um trabalho sério e honesto irá conseguir entrevistas;

  • Dá a conhecer o seu trabalho a muitas pessoas – se alguém lhe concede uma entrevista o mais certo é a partilhar com os seus amigos e colegas de trabalho nas Redes Sociais.

 

 

15. Pedir opiniões e contribuições para vídeos que planeia fazer

Para atingir pessoas influentes mais eficazmente você pode dirigir-se a elas indicando que está a planear fazer um vídeo sobre determinado assunto e se elas pretendem contribuir com alguma ideia. Elas irão ficar mais envolvidas na criação e assim irão mais facilmente partilha-lo posteriormente. Os passos são:

  • Fazer uma lista de autores de Canais ou Blogs que percebam do assunto;

  • Enviar um e-mail a perguntar se querem contribui com alguma ideia;

  • Fazer o vídeo tendo em conta essas contribuições;

  • Indicar na descrição quem contribuiu para o ajudar a fazer;

  • Enviar um e-mail indicando que já fez o vídeo.

 

16. Fazer Hangouts

Hoje em dia na Internet já é possível fazer palestras online, com algumas pessoas a apresentar e centenas a assistir. O Google, empresa dona do Youtube, têm uma aplicação para isso chamada Google Hangouts, que permite fazer isso de uma maneira fácil pois está integrada no Youtube. Você pode então organizar grandes palestras na Internet com os seus subscritores e futuros subscritores. Experimente fazer isso e veja como é uma ótima forma de comunicação. Depois dos Hangouts tem a opção de deixar ou não a gravação como vídeo no seu Canal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *